Com 52 equipes representando suas respectivas cidades, foi realizada em Nova Andradina no período de 3 a 7 de julho a fase estadual dos JEMS (Jogos Escolares do Mato Grosso do Sul) e do JOJUMS (Jogos da Juventude do Mato Grosso do Sul) na modalidade de basquetebol e as escolas Neil Fioravanti (CAIC) sob o comando do técnico Rubens Issao Minaguchi e o Anglo/Unigran comandada pela técnica Michele Mendonça classificaram-se no feminino para a fase final que será realizada de 21 a 23 de setembro na cidade de Rio Brilhante .

Os jogos terão como objetivo de definir os campeões em cada categoria para representar o Estado na fase Nacional que este ano será realizado na cidade de Joinville, Santa Catarina.

Nos jogos de Nova Andradina, Dourados se fez representar com quatro equipes, duas nos JEMS masculino -nascidos de 2004-2005-2006-, sendo elas, a Erasmo Braga e no feminino a Escola Neil Fioravanti (CAIC) e duas nos JOJUMS masculino e feminino -nascidos de 2001-2002-2003-, ambos pela Escola Anglo/Unigran e a delegação esteve sob comando do profissional em educação física Carlos Eduardo Estraniere, “Goiaba”.

Também esteve com a delegação, Cristiane Hasegawa como acompanhante no feminino e Jorge Roberto no masculino, enquanto o professor Gilberto Costa Pereira, atuou como auxiliar técnico do Neil Fioravanti (CAIC) e a professora Ana Carolina Ranzi, como auxiliar técnica do Erasmo Braga e Anglo/Unigran.

NEIL:  A SURPRESA NOS JEMS

Chegando pela primeira vez a uma etapa estadual dos JEMS, a equipe da Escola Neil Fiovananti (CAIC), que era até então uma equipe totalmente desconhecida por todas às demais escolas participantes, surpreendeu a todos ao passar pela fase classificatória.

A escola douradense desde o primeiro dia das disputas venceu primeiramente Agua Clara no período da manhã e a tarde a equipe de Ponta Porã, no segundo dia e posteriormente surpreendeu a favorita equipe de Campo Grande.

Na segunda fase, a escola venceu Paranaíba e Rio Brilhante, e mais uma vez ficou com a primeira colocação, classificando-se para as semifinais contra Três Lagoas e o vencedor deste confronto em Rio Brilhante estará decidindo o titulo com o vencedor de Costa Rica e Paranaíba.

Para Carlos Eduardo Stranieri, o “Goiaba”, os jogos foram muito bons tecnicamente e o evento de grande importância para o crescimento do basquetebol sul-mato-grossense. “Hoje podemos ver nossos atletas e nossas comissões técnicos bem acomodados em hotéis assim como bem alimentados. Estes fatores fazem com que os rendimentos deles na quadra cresçam” disse “Goiaba” à reportagem. Os jogos é uma realização do Governo do Estado por meio da FUNDESPORTE (Fundação de Desportos e Lazer do Mato Grosso do Sul).