quarta-feira, 21 de outubro 2020

Instituto Aefa promove campanha para doação de sangue

O Instituto Aefa iniciou nesta semana uma campanha para doação de sangue em Dourados visando uma maior conscientização e disseminação sobre a importância da doação e o cadastro como doador de medula óssea.

A Aefa trabalha com um projeto social para atender crianças e adolescentes, de 4 a 18 anos, com vulnerabilidade social. O objetivo é de educar e socializar através do esporte, afastar os jovens da violência e das drogas, motivar a frequência escolar e proporcionar o aperfeiçoamento esportivo de atletas de Dourados referente as modalidades de futsal e futebol de campo.

A ideia da campanha é de repetir de forma trimestral com a intenção de aumentar a quantidade de bolsas de sangue no hemocentro e assim possibilitar um melhor tratamento de centenas de pessoas.

“O sangue é um bem precioso e insubstituível. Todos os dias acontecem cirurgias, acidentes e queimaduras graves que tornam a transfusão de sangue necessária. Para atender essas demandas e ainda possibilitar tratamento aos portadores de hemofilia, leucemia e anemias a doação espontânea e periódica é fundamental. Além de uma atitude de solidariedade e cidadania, doar sangue é um ato simples e seguro que não provoca nenhum prejuízo à saúde do doador. No entanto, o sangue tem prazo de validade e, por isso, é preciso que doadores voluntários compareçam diariamente ao Hemocentro. Uma simples doação pode ajudar no mínimo quatro pessoas”, diz a nota do Instituto encaminhada à imprensa.

A Aefa trabalha os jovens no esporte desde 2007 e hoje atende cerca de 300 atletas. Os treinos acontecem no campo do Ubiratan e nas quadras Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa com Deficiência e no ginásio municipal de Dourados. A presidente do Instituto é a Telma Aparecida Thomás e o fundador Amantino Espíndola.

Para participar da equipe basta entrar em contato com o diretor Célio Dias Barros e preencher a ficha de inscrição. O telefone de contato é no (67) 9 9656-4349.

Para ser doador

O interessado em doar sangue precisa estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar o mínimo de 55 kg, estar descansado e alimentado, não ter consumido bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos no dia da doação e apresentar um documento de identidade original e com foto.

Veja também

Federação de Boxe de MS completa 33 anos com realização do Estadual de Manoplas

A competição inédita no Estado acontecerá nos dias 24 e 25 (Sábado e Domingo) de …