segunda-feira, 23 de novembro 2020
Foto de destaque: Arquivo/Fundesporte

MS participa do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 com oito atletas

Mato Grosso do Sul participa da 11ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo com oito atletas. A competição começa nesta sexta-feira (20.11) e segue até domingo (22.11), no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). A delegação sul-mato-grossense é apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O Brasileiro Sub-18, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), é o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Sem a presença do público em razão dos protocolos de biossegurança, o torneio reúne atletas de 15 a 17 anos de idade.

Ao todo, 600 competidores de 104 clubes, representando 21 Estados e o Distrito Federal, brigam por medalhas na cidade paulista. Os oito atletas sul-mato-grossenses obtiveram índice no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande.

Um dos destaques da equipe de Mato Grosso do Sul é Yuri Moreira Benites, de 15 anos, da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy (em guarani, Oca Grande) Guarani Kaiowá, de Amambai (MS). O atleta de lançamento do dardo estabeleceu novo recorde no Estadual Sub-18 ao atingir 62,56 metros. A marca anterior da prova era de 55,03 metros, alcançada em 2011 por Lauro Maycon da Silva Aval.

Contemplado pelo programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, via Fundesporte, Yuri Benites vai em busca da medalha de ouro em Bragança Paulista. “O Yuri ainda é um atleta sub-16, já tem marcas expressivas e provavelmente deve subir ao pódio no Brasileiro Sub-18. Ele está entre os três melhores do Brasil com a marca que fez no lançamento do dardo no Estadual, no mês passado”, enfatiza o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), Marcelo Erick Moriyama.

Confira abaixo a delegação sul-mato-grossense completa para a disputa do Brasileiro Sub-18. O comando técnico é de Miller Borvão Samorio, da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, de Amambai.

– Yuri Moreira Benites, de 15 anos, da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, de Amambai. Prova: lançamento do dardo.

– Ediuso Amarilia, de 17 anos, da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, de Amambai. Prova: lançamento do dardo.

– Ariel Aldana Escobar, de 16 anos, da Associação Pontaporanense Esporte é Vida (Apev), de Ponta Porã. Provas: 100 e 200 metros.

– Thaylla Camilly Ortiz da Silva, de 17 anos, da Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), de Campo Grande. Prova: arremesso de peso.

– Isabela Rosa Dantas, de 15 anos, da Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), de Campo Grande-MS. Prova: lançamento do dardo.

– Ana Laura Pereira Cordeiro, de 15 anos, da Associação Três-Lagoense de Atletismo (ATA), de Três Lagoas. Provas: 400 e 800 metros.

– Camila Ines Cardoso Ramos, de 17 anos, da Associação Três-Lagoense de Atletismo (ATA), de Três Lagoas. Provas: arremesso de peso (menores) e lançamento do disco.

– André Luis Duarte Olmedo, de 17 anos, do Clube Indaiá, de Dourados. Prova: 1.500 e 3.000 metros.

De acordo com a CBAt, todo o evento seguirá protocolos rígidos de saúde como o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool gel e a medição da temperatura corporal na entrada do CNDA, entrega de máscaras para atletas na saída da pista após as provas, com o próprio atleta pegando a sua medalha na premiação, distanciamento entre atletas na câmara de chamada, entre outros.

Fonte: Fundesporte / Lucas Castro 

Veja também

Estadual de Atletismo Adulto define representantes de MS para a disputa do Troféu Brasil

Cerca de 80 atletas sul-mato-grossenses estarão reunidos neste final de semana, 21 e 22 de …