quarta-feira, 14 de abril 2021

Fundesporte assina termos de adesão e cooperação para realizar seletiva estadual dos Jogos Escolares Brasileiros

Postado em 2 de março de 2021, por Cléber Soares.

 

A preparação para as competições estudantis de 2021 em Mato Grosso do Sul já começou. O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer do Estado (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, assinou, nesta segunda-feira (01.03), termos de adesão e cooperação técnica junto à Federação de Esporte Escolar do Estado (FEEMS) para a realização dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul – etapa de 12 a 14 anos.

A competição servirá de seletiva estadual para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que retornam ao calendário esportivo escolar nacional após 17 anos. O evento será promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), entre 29 de outubro e 5 de novembro.

A Fundesporte será responsável pelo planejamento, organização e execução da etapa seletiva estadual (Jogos Escolares da Juventude de MS – 12 a 14 anos), com recursos do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS), além da indicação da delegação sul-mato-grossense aos JEB’s. Por sua vez, a FEEMS, representante da CBDE em Mato Grosso do Sul, ficará encarregada de prestar apoio. Vale destacar que a fase estadual está prevista para ter início no segundo semestre deste ano, a depender do cenário pandêmico da Covid-19.

“A reativação dos JEB’s é muito especial, principalmente por proporcionar aos talentos formados em Mato Grosso do Sul a oportunidade de disputar uma competição tão importante historicamente, que sempre revelou grandes atletas”, destacou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. “Já estamos nos preparando pra organizar a etapa estadual a partir de julho e também para retomar nosso calendário esportivo com segurança”, finalizou.

Na Cidade Maravilhosa, os JEB’s utilizarão a estrutura construída para as Olimpíadas Rio-2016. O evento esportivo reunirá cerca de 7,5 mil atletas e 1,5 mil técnicos das 27 unidades federativas. Ao todo, 17 modalidades farão parte da competição nacional: futsal, voleibol, handebol e basquetebol (coletivas); ciclismo, vôlei de praia, atletismo e natação (outdoor); ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, tênis de mesa e xadrez (indoor); wrestling/luta olímpica, taekwondo, judô e karatê (de luta).

Destas, 10 terão disputas que valerão como seletiva ao Campeonato Sul-Americano Escolar, previsto para acontecer em Brasília-DF. São elas atletismo, atletismo paralímpico/adaptado, basquetebol, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez. Além disso, a CBDE informou que pretende abrigar como demonstrativas as modalidades skate, escalada, dança, polo aquático e o curling, este último integrante dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Reuniões técnicas com federações

A Fundesporte também começou a receber, por meio da gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas, Karina Quaini, representantes de federações esportivas estaduais para tratar sobre a organização das modalidades nos Jogos Escolares da Juventude de MS nas faixas etárias de 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Marcaram presença nesta segunda-feira (01.03) Marcelo Matos, em nome da Federação de Judô (FJMS); Marcello Vargas, atual presidente da Federação de Desportos Aquáticos (Fedams) e Mauro Ferrari, presidente da Federação de Futsal (FFSMS). Nos próximos dias, mais dirigentes serão convocados para reuniões.

Fonte e foto: Fundesporte / Lucas Castro

Veja também

Artilheiros inspirados são destaques dos jogos da LDFS realizados no sábado

Gols foi o que não faltou nos jogos deste último sábado, 10, válidos pela 4ª …