A Divisão Especial, do Campeonato Sul-mato-grossense de Futsal teve definidos os grupos da edição 2019 do torneio, que é organizado pela Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul (FFSMS). O sorteio ocorreu na última sexta-feira (30), no Hotel Internacional, em Campo Grande (MS).

De acordo com o definido nas duas reuniões arbitrais realizadas antes do sorteio, 12 equipes estão divididas em duas chaves com seis equipes. O sorteio foi dirigido segundo o combinado entre equipes e organização, nas respectivas reuniões.

Novidades – Foi definido pelas equipes, que neste ano, o certame segue o mesmo modelo de 2018. No total, 12 equipes estão divididas em dois grupos e se enfrentam em turno único.

Ao final da primeira fase, os quatro melhores em cada chave avançam às quartas de final. Diferente do ocorrido em 2019, os times se enfrentam no sistema ida e volta até à final. No ano passado, estava previsto que nas quartas e na final, os jogos únicos, mas como ocorreu um erro da organização, na final foram disputados dois jogos, situação que causou grande polêmica.

Outra regra que vai mudar, é que no mata-mata, o critério de desempate volta ser os pontos, como é de praxe no futsal, e não o saldo de gols, sendo semelhante ao futebol de campo, mas que não é utilizado no futsal em razão da dinâmica ser diferente.

Previamente confirmados, UCDB e Arena Premier Futsal, não confirmaram suas respectivas participações. O atual campeão, AMF Miranda, que de acordo com a FFSMS jogou com a vaga do Pezão, também não confirmou participação, segundo sua direção. No seu lugar entra o Ghuzera de Rochedo.

Campeão da SBT estreia na Divisão Especial – A grande novidade do torneio é a participação do Vó Maria/Mega Stands, que vai jogar na vaga do Asas FC, quarto colocado no ano passado. Também estreiam no certame – Futsal Futuro, Pantanal EC de Rio Verde e Ghuzera de Rochedo.

Retornam ao torneio do ano passado – Serc, Juventude AG, Embrasa Futsal, Apaefs, RVMS, Pinheiros de Ribas e AMG Sidrolândia.

Abaixo a composição de cada grupo: