Em Dourados, a Prefeitura Municipal por determinação da prefeita Délia Razuk reabriu por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) sob o comando do diretor/presidente Jânio César Amaro, as inscrições para a escola de formação de goleiro com idade entre 08 a 16 anos.

De acordo com informações de Moacir Amorim, que atua como preparador de goleiros, as inscrições para quem deseja participar deste projeto social implantado pela FUNED poderão comparecer de segunda a sexta-feira das 07 às 13h30 na sede da autarquia municipal de esportes, que fica em anexo ao estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”.

FORMAR CIDADÃO

Moacir Amorim conta que o projeto de formação de goleiro tem como resultado no seu ponto de vista com as crianças e com os adolescentes principalmente, a formação de cidadão em primeiro lugar. “Nós iniciamos uma fase de lapidação, dando inicialmente uma orientação técnica e física aos garotos, bem como transformar eles em um verdadeiro cidadão. Nosso objetivo maior na nossa escola é fazer um trabalho social com as crianças e com os adolescentes que sonham em serem goleiros, e graças a Deus com o apoio da Prefeitura Municipal na pessoa da prefeita Délia Razuk e do nosso diretor/presidente Jânio César tivemos um 2017 maravilhoso e esperamos que neste novo ano possamos aumentar a demanda em termos de atendimentos” disse Moacir Amorim à reportagem.

Com uma ampla experiência no mundo esportivo após ser jogador profissional e técnico de futebol nas décadas de 80 e parte de 90, quando inclusive foi um dos campeões estaduais do futebol profissional pelo Ubiratan Esporte Clube em 1.990, Moacir Amorim conta que a escola de treinamento de goleiros em Dourados é pioneira e que para este ano espera por um maior número de garotos para fazer parte dela. “Nosso objetivo maior não é formar grandes goleiros, mas sim tirar as crianças e os nossos adolescentes do caminho da criminalidade, principalmente do mundo das drogas. Nosso objetivo é dar elas a oportunidade de participarem deste projeto e apreender o quanto é difícil esta posição no futebol. Agora, se serão grandes goleiros no futuro, isso dependerão somente dos esforços delas” disse o preparador lembrando que os treinamentos acontecem no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” nos dias de segunda a sexta-feira das 15 às 17 horas.

SONHOS EM ANDAMENTOS

Moacir Amorim lembra que vários garotos que pela escolinha de goleiros passaram já estão correndo atrás de seus sonhos em vários clubes do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no interior de São Paulo, sendo eles: “Yan”, 20 anos, já atua no profissional do Marília Atlético Clube assim como “Douglas”, 16, que está passando por avaliação no mesmo clube do interior paulista, “Lucão”, 20, no Londrina Esporte Clube, “Pedro”, 14, no Lageadense de Santa Catarina, “Gabriel”, 15, este, estará passando por avaliação no CT do Fluminense em Xerém, Rio de Janeiro e “Fernando”, de 16 anos, que atualmente está fazendo parte do plantel do Operário Atlético Clube, de Dourados que disputa o Estadual de futebol profissional.

Moacir Amorim encerra dizendo que iniciou o ano com uma nova safra promissora com idade de 11 a 13 anos, sendo eles, “Bruno”, “Matheus”, “Vinicius”, “Thales”, “Pedro” e “Álvaro”.

Moacir Amorim (primeiro em pé na esquerda) é o preparador de goleiros da escolinha da FUNED. Foto: Waldemar Gonçalves – Russo