Contando com oitos representantes de equipes dos Distritos do município de Dourados, teve início neste domingo último em Vila Formosa e na Vila Vargas a 15ª edição do Interdistrital de Futebol de Campo. A competição que é coordenada pela FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) volta a ser realizada após três anos e a abertura oficial que estava marcada para ser realizado no dia 21 último em razão da chuva contínua que caiu na região de Dourados, foi marcada para acontecer às 8 horas do próximo domingo no campo do Distrito do Panambi com o desfile das delegações.

Logo após a abertura oficial haverá às 9 horas o confronto entre o Panambi Veteranos contra a A.A.V.V (Associação Atlética Vila Vargas) pela chave “B” da competição e no período da tarde do mesmo dia, a partir das 15 horas em Indápolis, a continuidade da competição com o jogo entre o Esporte Clube Vila São Pedro e Clube Atlético Panambi pela mesma chave.

GOLEADA

Antes da realização da abertura oficial, porém, dois jogos foram realizados às 15 horas neste domingo último no campo de Vila Vargas e na Formosa.

No campo do Nacional na Vila Vargas, os donos da casa não tomaram conhecimento do Nacional da Colônia Zanatta pela chave “A” e venceram o adversário pelo placar de 6 a 0.

No mesmo horário a equipe da Vila Formosa entrou em seu campo para enfrentar o Colonial de Indápolis também pela chave “A” e ao termino do confronto o placar ficou em branco.

OS DISTRITOS

A competição deste ano terá as seguintes equipes:

Pelo grupo “A” o Esporte Clube Nacional de Vila Vargas; Nacional da Colônia Zanata; Colonial de Indápolis e Vila Formosa e pelo “B” a A.A.V.V (Associação Atlética Vila Vargas); Esporte Clube Vila São Pedro; Panambi Veteranos e Clube Atlético Panambi.

Vale ressaltar que o Distrito da Picadinha por não ter apresentado os documentos legais exigidos conforme o exigido pelo regulamento foi excluído da competição.

A competição que será realizada pela Prefeitura de Dourados e coordenada pela equipe de esportes da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) sob o comando do diretor/presidente Jânio César Amaro terá seus confrontos sempre nas tardes de domingos nos campos dos Distritos da Vila Formosa; Panambi; Indápolis e nos dois de Vila Vargas com a coordenação a cargo dos profissionais em educação física Carlos Eduardo Stranieri, o “Goiaba”; Moacir Amorim e Edmir de Souza e Eriberto Pimentel.

A abertura oficial no Distrito do Panambi será realizada por decisão da coordenação do Departamento de Esportes da FUNED por ter sido ele o último campeão da competição.

Jânio César conta que a FUNED vem desde as primeiras horas de trabalho da nova gestão da prefeita Délia Razuk (PR) mantendo o seu calendário de atividades esportivas individuais e coletivas e uma delas seria a volta do Interdistrital de futebol de campo.

O diretor/presidente lembra que o retorno do Campeonato Interdistrital de futebol de campo é uma das determinações da prefeita Délia Razuk para a FUNED. “A prefeita Délia Razuk que é também uma apaixonada por futebol, entende que à competição nos Distritos movimentam e levam o lazer e entretenimentos não só para os clubes, mas principalmente para as comunidades” concluiu Jânio César a reportagem.

OS CAMPEÕES

O último Interdistrital teve a sua final no Distrito de Panambi no dia 14 de dezembro de 2013 entre as equipes da casa e a AAVV (Associação Atlética Vila Vargas) e contando com uma grande presença de torcedores em torno do campo, a equipe da casa conquistou o seu segundo titulo da competição após vencer no tempo normal o rival por 1 a 0 no tempo regulamentar e depois 3 a 0 nos pênaltis.

De todas as edições, o Distrito de Santo Antônio da Picadinha é o que mais títulos têm da competição com quatro conquistas, sendo o primeiro acontecendo em 1990; posteriormente em 1997; outro em 2003 e o quarto em 2006.

O Nacional de Vila Vargas; o Esporte Clube São Pedro, do Distrito de Vila São Pedro e o Panambi vêm a seguir com dois títulos cada um -1999 e 2001- e -2002 e 2005-, 2011 e 2013 respectivamente enquanto o Colonial de Indápolis conquistou no ano de 1991 e a Colônia Zanata foi campeã em 1992 e a AAVV (Associação Atlética Vila Vargas) faturou o título de 1997.

Ainda de acordo com levantamentos feitos pela reportagem, de 1993 a 1996 e de 98 a 2000 a competição não foi realizada bem como de 2014 a 2016.

Waldemar Gonçalves – Russo

Jogo entre a Vila Formosa e Colonial de Indápolis não saiu do zero no placar. Foto/ Waldemar Gonçalves